quinta-feira, 28 de abril de 2011

PARA SUA PESQUISA: 1º de Maio - Dia do Trabalho

Chaplin no Filme: Tempos Modernos - 1936
Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago. 


Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket. 


Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional. 


Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.
Fonte: www.brasilescola.com

PARA SUA PESQUISA: História do Dia da Mães

As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimônias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.


À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.

Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.

A maioria das fontes é unânime acerca da idéia da criação de um Dia da Mãe. A idéia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.

Segundo Anna Jarvis seria objetivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, atos de afeto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.

Face à aceitação geral, a sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.

A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.

Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 96 anos atrás.

Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.

E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.

Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas atualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo
No Brasil a  introdução desta data se deu no RIO GRANDE DO SUL, em 12 de maio de 1918, por iniciativa de EULA K. LONG, em SÃO PAULO, a primeira comemoração se deu em 1921.

A oficialização se deu por decreto no Governo Provisório de Getúlio Vargas, que em 5 de maio de 1932, assinou o decreto nº 21.366.

Em 1947, a data foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica por determinação do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros Câmara.
 


quarta-feira, 20 de abril de 2011

MÁQUINA DE QUADRINHOS



Agora você pode criar a sua própria história em quadrinhos com a Turma da Mônica! Com a Máquina de Quadrinhos  você vai se divertir criando historinhas com os personagens mais divertidos do gibi. 
Clique aqui e participe!

NAVEGUE PROTEGIDO COM O SENNINHA

Ajude o Senninha a proteger seu computador com jogos, historinhas em quadrinhos e downloads super legais!  Clique aqui e participe!

NAVEGUE PROTEGIDO

Navegue Protegido  é uma cartilha eletrônica que oferece informações para os pais, alunos e educadores, com um bom conteúdo voltado para a segurança na internet e cuidados com o uso do micro. 

Para acessar, clique aqui: www.navegueprotegido.org

VAMOS COMBATER O BULLYING


Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até há bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias conseqüências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na auto-estima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.

Quer saber mais? Leia este texto completo no site: 

O DESCOBRIMENTO DO BRASIL

A expedição organizada pelos portugueses a pedido do Rei Dom Manuel tinha como objetivo repetir o feito de Vasco da Gama e chegar às Índias. Estavam em busca de metais preciosos, como o ouro e a prata, e especiarias!

Não se sabe ao certo por que Cabral desviou tanto a oeste da sua rota original, sabemos apenas que não fosse isto os portugueses não teriam descoberto as terras no depois chamado novo mundo.

No dia 22 ouvi-se um grito "terra vista"! Avistaram um monte, que recebeu o nome de Monte Pascoal. O nome dado a terra descoberta foi Terra de Santa Cruz, atualmente cidade de Porte Seguro na Bahia. O nome definitivo, Brasil, só veio alguns anos depois, devido a quantidade de pau-brasil encontrado no litoral!
A carta escrita por Pero Vaz Caminha e enviada para o rei em Portugal descreve com detalhes a viagem, a terra descoberta e os nativos. Este é um importante documento histórico para o Brasil e para o mundo!
O primeiro contato com a população local foi feito no dia 23 de abril. Os índios Tupiniquins, de origem tupi-guarani, habitavam o litoral do sul da Bahia. Apesar do choque entre as diferentes culturas, trocaram objetos e cortesias pacificamente.
Frei Dom Henrique celebrou a primeira missa no dia 26 de abril. E acreditem, era domingo de páscoa! Compareceram não só os comandantes e suas tripulações, mas também muitos nativos curiosos atraídos pelo ritual.
Dias depois Cabral seguiu viagem até alcançar Calicute, mas deixaram por lá 2 degradados - condenados por crimes em Portugal - que meses depois foram resgatados e deram contribuições importantes aos portugueses.
Fonte: www.smartkids.com.br

GAME: ÍNDIOS BRASILEIROS

O site Smartkids lançou um joguinho super bacana em comemoração ao dia do Índio! Indicado para alunos da Educação Infantil, 1º e 2º ano  do Ensino Fundamental. 
Clique aqui e participe!

JOGO DAS PALAVRAS

Um jogo super legal para você treinar as principais regras de grafia da Língua Portuguesa. Clique no link e boa sorte: http://educarparacrescer.abril.com.br/grafia/index.shtml

JOGO DA ACENTUAÇÃO

Essa é para os feras!!! Participe de um game e tente acertar os pontos principais do novo acordo ortográfico da língua portuguesa.  

Clique e participe: http://educarparacrescer.abril.com.br/jogo-das-palavras/index.shtml

5º E 6º ANO: FÓRMULAS

Olá turminha!

Como combinado, segue abaixo algumas fórmulas.



FÓRMULA DA  SOMA: =SOMA(A1;A2)

FÓRMULA DA SUBTRAÇÃO: Aplica-se a fórmula da  soma, colocando o sinal de menos (-)  na célula que deseja subtrair.

FÓRMULA DO MÁXIMO: =MAXIMO(A1;A2)

FÓRMULA DO MÍNIMO:  =MÍNIMO(A1;A2)

FÓRMULA DA MULTIPLICAÇÃO: =A1*A2  ou  =MULT(A1;A2)

FÓRMULA DA DIVISÃO: =A1/A2 

FÓRMULA DA CONDIÇÃO SE: =SE(B2>=7;”Aprovado”;”Reprovado”)

FÓRMULA DA MÉDIA: =MÉDIA(A2:A5)

terça-feira, 19 de abril de 2011

7º ANO: ARTE VETORIAL

Criação de artes vetoriais - Tema: Poesia Visual 
Atividade realizada pelos alunos do 7º ano



Alunas: Aline e Maria Olívia:


Alunos: Bárbara e Danilo:


Alunas: Anita e Bruna:


Alunos: Caroline e Gabriela:


 
Alunos: André e Fernanda:


Alunos: Gabriel e Guilherme:


Alunos: Izabela e Alice:



Alunos: Daniel e João Pedro:




Alunos: Lívia e Sofia:




Alunos: Maria Paula, Victória e Théo:





Alunos: Mariana Tavares e Isabella de Caux:




Alunos: Leonardo e Renan:



Alunos: Thales e Uriel:



Alunos: Mariana Magalhães e Letícia: